A China continua bastante presente no mercado norte-americano e fez mais uma compra enorme de soja nos EUA nesta quinta-feira (9) de acordo com números trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) em seu boletim diário. Foram 1,044 milhão de toneladas da safra 2023/24, além de outras 662,5 mil toneladas para destinos não revelados. 

Este é o quarto anúncio da semana e as vendas americanas já chegam a 2,616 milhões de toneladas entre a nação asiática e demais destinos. 

"A Sinograin continua comprando barcos de soja nos EUA. Nesta madrugada os traders falam em mais dez barcos. Atéagora, na minha contagem, a Sino já comprou perto de 60 barcos de soja americana para embarques de dezembro a fevereiro. Alguns colocam essas compras como risco Brasil - risco de quebra", explica o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities. 

O analista, todavia, acredita que possa também se tratar "apenas" de uma reposição de reservas depois "de um ano de poucas compras" para esta recomposição. "A quebra da Argentina e as compras menores de soja americana nos últimos meses são as razões principais", completa Vanin. 

Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes Notícias Agrícolas

Fonte: Notícias Agrícolas